Sip Web - Serviço de Inspeção de Pulverizadores - Noticias - Workshop em Torres Vedras

Workshop em Torres Vedras

2015-02-21

No passado dia 20 de fevereiro decorreu mais um Workshop sobre o tema "Inspeção de equipamentos para aplicação de produtos fitofarmacêuticos", na Quinta da Portucheira em Torres Vedras. A organização deste encontro, que esteve ao cargo do COTHN e da AATV, contou com a presença de cerca de 40 pessoas interessadas no tema inspeção, calibração e manutenção de equipamentos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Workshop: Inspeção de equipamentos para aplicação de produtos fitofarmacêuticosEste dia contou com a colaboração da AATV (Associação de Agricultores de Torres Vedras), que gentilmente cedeu o espaço para acolher os interessados. A Eng.ª Carla Baltazar (AATV) iniciou o dia com uma apresentação onde destacou alguns pontos importantes sobre a nova Lei n.º 26/2013 de 11 de abril, como a formação para poder utilizar produtos fitofarmacêuticos.

Por outro lado, o Eng.º Jorge Moreira (DGAV) esclareceu pontos importantes da implementação do Decreto-Lei n.º 86/2010 de 15 de julho, como o reconhecimento dos Centros IPP em Portugal e o que tem vindo a ser feito na União Europeia no âmbito da Inspeção de Pulverizadores.

O COTHN, pelo Eng.º Pedro Nunes, chamou a atenção para os requisitos a serem verificados nas futuras inspeções de pulverizadores, e as condições em que o pulverizador se deverá apresentar numa inspeção para poder receber a aprovação.

A Tomix esteve presente através do Eng.º Luís Geada para explicar os vários procedimentos de manutenção a realizar nos equipamentos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos, para que desta forma estes equipamentos tenham maiores índices de eficácia na aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Alertou para os principais problemas encontrados nos pulverizadores em uso e as várias possíveis soluções a utilizar para resolução dos problemas apontados. A Tomix esteve presente com dois pulverizadores (pulverizador de jato transportado e pulverizador de jato projetado) para demonstração dos vários pontos que foram sendo focados.